APRESENTAÇÃO DO DR JOSÉ PEDRO

Com uma história muito especial desde a infância, esse médico, filho de camponeses, nascido numa fazenda do interior do estado de São Paulo, (Fazenda da Faca, em Pirajuí), estudou e formou-se em Medicina pela Unesp de Botucatu, em 1973. Fez residência em Cirurgia Torácica e Cardiovascular no Hospital do Servidor Público.
Dr José Pedro tem seus trabalhos reconhecidos pela comunidade científica e já recebeu várias premiações. Também é associado a diversos órgãos
Atualmente, trabalha no Hospital Beneficência Portuguesa onde tem sua própria equipe de médicos.

No exterior

Por quatro anos, Dr. José Pedro aprimorou seus conhecimentos na Cleveland Clinic Foundation, nos Estados Unidos. Em Boston, se desenvolveu nas principais técnicas de cardiopatias congênitas complexas. Passou pela universidade de Stanford, onde acumulou trabalhos em transplantes cardíacos no centro mais avançado da época.

Dedicação e descobertas

Com vocação de enfrentar desafios com dedicação e criatividade, desenvolveu várias técnicas cirúrgicas para problemas cardíacos graves. Inventou um filtro arterial que diminui a chance de acidente vascular cerebral, uma das complicações mais dramáticas das cirurgias cardíacas.
Antes mesmo da artéria mamária ser considerada o melhor enxerto nas cirurgias coronárias, desenvolveu a técnica da Mamária Sequencial, onde esta é usada para duas ou mais coronárias e aproveita-se melhor a potencialidade desse enxerto.
Publicou no Journal of Thoracic and Cardiovascular Surgery, uma técnica cirúrgica inovadora para o tratamento de ruptura do septo interventricular. A técnica foi adotada por outros cirurgiões e é referência nos melhores livros-textos americanos sobre o assunto.

Pioneiro

Na área de transplantes cardíacos, foi o primeiro cirurgião da América Latina a realizar com sucesso o transplante de coração e pulmões em bloco. Também fez o primeiro transplante de coração heterotópico (dois corações) do Brasil.

Dr. José Pedro e as crianças

Em 1993, Dr. José Pedro teve duas idéias relacionadas a cirurgias de crianças. A primeira diz respeito a translocação da artéria pulmonar para o tratamento de transposição das grandes artérias com comunicação interventricular e estenose pulmonar. Esta técnica, publicada em 2001 no Annals of Thoracic Cardiovascular Surgery, é uma alternativa a cirurgia de Rastelli, que utiliza uma prótese em substituição à artéria pulmonar e implica em novas cirurgias com o crescimento da criança. Os resultados preliminares são animadores porque mais de 60% das crianças dispensam nova. A técnica despertou tanto interesse que foi apresentada no Congresso da Society of Thoracic Surgeons, nos Estados Unidos.
A segunda idéia do Dr José Pedro, foi uma técnica para a correção da anomalia de Ebstein, uma mau-formação grave. Esta técnica apresenta baixo risco.
Também na cirurgia de congênitos, conseguiu os primeiros resultados positivos com o tratamento de crianças que nascem com Síndrome de Hipoplasia do Coração Esquerdo, doença congênita gravíssima em que a criança nasce apenas com o lado direito do coração funcionando. Até 1980 a Síndrome não tinha cura. Em 1999, Dr José Pedro conseguiu o primeiro caso brasileiro de sucesso que passou pelos três procedimentos cirúrgicos necessários para a correção deste problema. Atualmente, tem um resultado de 80% de sucesso no primeiro estágio cirúrgico, o que o coloca como referência nesta cirurgia no Brasil.




Currículo

Formação

UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, de Botucatu, em 1973.
Residência em Cirurgia Torácica e Cardiovascular no Hospitaldo Servidor Público em São Paulo.
Fellowship em Cirurgia Torácica e Cardiovascular na Cleveland ClinicFoundation
Special Fellow – 1977 a 1978
Clinical fellow – 1979

Experiência

Associate Staff Departament of Thoracic and Cardiovascular Surgery Cleveland Clinic – 1980
Cirurgião Assistente da equipe de cirurgia do Dr Eurícledes Zerbini, no Hospital Beneficiência Portuguesa, São Paulo – 1981 a 1983
Chefe de equipe da cirurgia cardíaca no Hospital Beneficiência Portuguesa, São Paulo – desde 1984.

Associação Médica

Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
Sociedade Brasileira de Cardiologia
Sociedade de Cardiologia de Estado de São Paulo
Academia de Ciência de Nova York
Society of Thoracic Surgeons