CÂMARA DOS DEPUTADOS

O portal da Câmara dos Deputados do Brasil é o canal de participação do povo com o parlamento. É um dos mais acessados portais legislativos do mundo e referência para demais orgãos do governo.

Categoria - UI, UX, Design System

O objetivo é adequar o portal as regras de acessibilidade, transparência e usabilidade, garantindo um melhor acesso as informações de interesse público e participação do cidadão no parlamento brasileiro.

Desde 2017, o portal vem passando por um processo de renovação, a partir de um projeto institucional que envolvem desde áreas técnicas a área políticas, com forte participação popular. 

do Design System do portal, visando tornar os processos do portal escaláveis, unificados e consolidados, garantindo uma melhor ferramenta de cidadania.

Durante um ano e meio, atuei junto a uma equipe multidisciplinar com dois objetivos: conduzir o processo de redesenho de páginas do portal para atender os requisitos iniciais e colaborar com a construção

Foram criados e documentados 

+25 componentes

Nosso primeiro passo foi identificar os componentes presentes no portal e suas versões, definir a regras de negócio e os padrões a serem utilizados (design tokens) e dividir em ordem de prioridade para a produção. Além do desenvolvimento dos componentes, também foi criado um manual de tom e voz do portal, para auxiliar na produção de conteúdos.

A implementação do Design System trouxe mais agilidade e assertividade na produção das páginas do portal, nos ajudando a garantir critérios de usabilidade e acessibilidade que o portal como o da Câmara dos Deputados deve ter. 

Após o desenvolvimento do Design System, foram mapeados as páginas do portal para um processo escalonado de implementação e de continua melhora do Design System.